Quem Somos?

A AIR - Aliança das Igrejas para Restauração, caminha junto com a Aliance for Renewal Churchs – ARC, com sede em Ohio – EUA, tendo também grupos aliançados na Polônia, Gana, México entre outros países.
No Brasil a AIR teve início em 22 de Maio 1988 com a vinda de Thomas e Kathy Padley, missionários americanos de Ohio - EUA, vieram com seus quatro filhos, atendendo a um chamado de Deus através de um convite feito pelo Pr. Márcio Valadão de Belo Horizonte-MG. Saíram dos Estados Unidos e iniciaram um trabalho com crianças carentes em uma fazenda da Igreja Batista da Lagoinha em Ravena-MG.Após seis meses de trabalho, direcionados por Deus fundaram a AIM - Associação Internacional de Missões, que hoje é a pessoa jurídica da AIR. Tiveram um começo muito simples; após saírem da fazenda em Ravena, alugaram uma casa espaçosa no bairro Barreiro de Cima em Belo Horizonte, na época sede da AIM, continuaram o trabalho com crianças, nela também Thomas residia com sua família, e alguns obreiros. Os recursos para a manutenção da casa e sobrevivência de todos provinham completamente de Deus, pois, não tinham nenhuma verba mensal fixa, viviam totalmente pela fé, servindo e crendo que o Senhor os sustentaria; recebiam doações de verduras do Ceasa, e, nos momentos das refeições, assentavam-se nas escadas da casa, pois não tinham mesas nem cadeiras, apenas alguns móveis. Sempre iniciavam o dia com orações e ensino da Palavra de Deus. A sala de estar se tornou um lugar de comunhão durante o dia para as pessoas que os visitavam, e, à noite, era uma sala de aula com louvor, adoração e ensino. Ensinavam e viviam a verdadeira comunidade. Cuidavam de 23 crianças e assistiam socialmente suas famílias que moravam em aglomerados da região.
Trabalhavam também com mendigos nas ruas da cidade de Belo Horizonte, onde toda a família do Thomas os assistiam social e espiritualmente, além do trabalho de evangelismo com ênfase no discipulado pessoal e formação de caráter na vida de cada pessoa assistida, é importante lembrar que, desde o início, o louvor e a adoração sempre foi, e é parte muito forte e importante nos trabalhos sociais, educacionais e espirituais da AIR.
Depois de dois anos mudaram a base da Missão para a cidade de Nova Lima - MG, onde atualmente moram com as suas famílias, e continuam a treinar uma nova geração de líderes da Igreja brasileira através da AIR.
Atualmente a AIR tem sua ênfase em relacionamentos, trabalhando com cuidado pastoral para pastores e líderes. Aprenderam a importância do cuidado pastoral para com os pastores e líderes e priorizam esse serviço, antes de qualquer cuidado para com a igreja de forma geral; se a família de cada presbítero, pastor, de cada líder da igreja estiver bem cuidada e estruturada, a igreja tem a oportunidade de também estar.

“(...) pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus? (...) (I Timóteo 3:5)

Observando a necessidade que o Brasil tinha, e ainda tem, de líderes cuidados e pastoreados de forma eficaz, a AIR tem empenhado todos os seus esforços nesta direção. A AIR Brasil recebeu influência direta de Ray Nethery, fundador da ARC. Ray era vice presidente da Cruzada Estudantil nos E.U.A. e responsável pelo ministério na Ásia, foi discipulado em L'abri na Suíça, sendo influenciado diretamente pelo Dr. Francis Schafer, um dos mais importantes teólogos do nosso tempo, um sentinela de Deus a fim de proteger os princípios ortodoxos da Palavra de Deus e do Cristianismo.

Em 1991 a AIR fez sua primeira Conferência para Pastores e Líderes em Belo Horizonte, com a participação de Ray Nethery dentre outros preletores do Brasil e exterior, levando em consideração a necessidade da liderança brasileira, que, em grande parte era composta, e ainda o é, de muitos jovens carentes de uma cobertura pastoral eficaz, organizaram, alguns anos depois, outras conferências que hoje são realizadas anualmente. Os pastores precisam ser pastoreados.

A AIR continua cuidando, treinando e enviando novos líderes para a igreja.

Plantar novas comunidades é um dos principais objetivos, principalmente em localidades que ainda não exista uma congregação saudável.

A história da AIR continua, mantendo os princípios e também o lema, declarado claramente na frase de Agostinho de Hipona, e que ainda permanece:
“Em essencial, unidade! Não essencial, diversidade! Em tudo, o amor”.

É uma alegria para a AIR e sua equipe poder falar para cada vida aliançada: “Você não está sozinho!”.

Thomas e Kathy Padley