Visão

AIR tem como foco principal encorajar e apoiar a liderança, mantendo um sistema de cuidado pastoral, providenciando recursos, programas de treinamento e aconselhamento para líderes e ordenando pastores (presbíteros) qualificados.
Apoiar a vida, ordem e ministérios das igrejas aliadas, provendo conselhos e quando necessário intervindo em assuntos da vida da igreja. A AIR acredita que cada pastor deve ter alguém, como referencial, a quem possa submeter as questões de sua família, ministério, abrindo o coração, compartilhando dificuldades, confessando tentações e pecados quando necessário.
Organizar conferências e literaturas edificantes, encorajando um estilo de vida bíblico e aderência aos valores em comum.
Alargar o testemunho do Reino de Deus, encorajando e coordenando implantações de igrejas; sustentando missões de curto e longo prazo.

A VERDADE QUE VIVEMOS ESTÁ FUNDAMENTADA NAS ESCRITURAS
Colocamo-nos debaixo da autoridade das Escrituras e a enxergamos como a verdade pela qual devemos viver. O Antigo e Novo Testamento são inspirados, verdadeiros, e sem erro. Eles são a Palavra de Deus. O Espírito Santo ilumina a mente do povo de Deus em qualquer cultura para que possam enxergar a verdade da Bíblia de uma nova forma e aplicá-la em qualquer tempo ou lugar.

É NECESSÁRIO PARA A NOSSA FÉ UMA CONFISSÃO COMUM
A Igreja possui uma confissão comum que pode ser resumida pelas antigas crenças da reforma. Esta convicção cristã resume o que a Igreja sempre considerou como essencial. A nossa unidade é construída sobre estas verdades e respeitamos as diferenças em outras áreas. “EM ESSENCIAL, UNIDADE NÃO ESSENCIAL, DIVERSIDADE EM TUDO, O AMOR”
Queremos nos levantar em unidade com a Igreja Histórica e a Igreja mundial da atualidade. Deus chama o Seu povo à unidade, como parte do nosso testemunho ao mundo (João 17:21).

LEALDADE À CRISTO DEVE SER PRIORIDADE
Priorizamos a lealdade para com o nosso Senhor Jesus Cristo e abraçamos o desafio da diversidade em nossos relacionamentos uns com os outros. O que escandaliza no cristianismo é que freqüentemente cristãos são mais leais a argumentos, instituições e práticas, do que a Cristo, à Sua pessoa e obra. As diversas áreas em que diferimos em pensamentos e práticas não são sem importância: Elas simplesmente não são o mais importante.

FÉ PRATICADA É TÃO IMPORTANTE QUANTO UMA DOUTRINA CORRETA
Desejamos que nossas ações apoiem nossas convicções, diante de um mundo que nos observa. O que acreditamos determinará como iremos viver. E como vivemos determinará a qualidade do nosso testemunho ao mundo. Um estilo de vida bíblico é caracterizado pela lealdade a Cristo, amor aos nossos irmãos e irmãs, pureza, fidelidade e generosidade que são essenciais ao nosso papel de testemunhas.

O ESPÍRITO SANTO NOS DÁ PODER
Queremos ser cheios do Espírito Santo através do Seu mover no mundo de hoje. Deus habita em nós através do Espírito Santo. O Espírito coloca a Palavra de Deus em nossos corações com poder transformador. O fruto de uma vida cheia do Espírito é a semelhança com Cristo. Os dons carismáticos do Espírito nos equipam para o culto e adoração. Abraçamos a presença poderosa do Espírito Santo para nos capacitar a glorificar a Cristo e exaltar Deus o Pai.

COMUNIDADE É UM VALOR BÍBLICO
Somos chamados para viver em comunidade com nossos irmãos e irmãs em Cristo rejeitando as práticas da nossa cultura individualista que nos leva ao isolamento e alienação da raça, procuramos edificar-nos uns aos outros em Cristo, buscar bons relacionamentos e servir a Deus com o nosso tempo, energia e recursos.

SERVIR É O CHAMADO DE TODO MEMBRO
Acreditamos que todo membro é chamado para servir na vida e no ministério da Igreja comunitária. Isto é expresso na adoração, cuidado pastoral, ministério com crianças, administração e ministrando ao mundo que nos cerca com misericórdia e testemunho. Os líderes da Igreja são chamados para equipar os membros para que estes possam servir. A maturidade e a saúde de uma Igreja comunitária será medida pela distribuição de serviço e ministério entre os membros.

LÍDERES SÃO UM DOS MAIORES RECURSOS DA IGREJA
Estimamos muito os nossos líderes. Eles modelam a vida Cristã para nós. Eles equipam e cuidam do povo de Deus. Eles ensinam, pastoreiam e proporcionam uma base administrativa para uma Igreja comunitária. Reconhecemos que os líderes precisam ser cultivados e cuidados. Sendo assim, os recursos da Igreja deveriam apoiar o desenvolvimento pessoal, o aprimoramento educacional e cuidado pastoral dos presentes e futuros líderes.

CUIDADO PASTORAL SÃO PARA OS LÍDERES E MEMBROS
Estamos comprometidos a cuidar e apoiar os líderes da Igreja e providenciar um sistema de cuidado pastoral para os membros da Igreja através das diversas pessoas dotadas de dom pastoral. O cuidado pastoral pode variar em forma e intensidade. Podendo ser realizado em pequenos grupos de crescimento e cuidado pessoal dos líderes. Este cuidado deverá ser caracterizado pela amizade, bons relacionamentos pessoais, respeito mútuo, sinceridade e humildade, tanto no dar quanto ao receber deste cuidado. O cuidado pastoral promoverá também uma vida familiar saudável

Thomas Padley
Judson Oliveira